4 pilares para ter conversas difíceis
Se comunicar está longe de ser a tarefa mais fácil a ser feita. Talvez uma das mais difíceis para a humanidade. Em muitos momentos podemos nem conseguir distinguir o que sentimos e isso não facilita com que nos comuniquemos de maneira eficaz.
Em outros momentos, podemos acreditar que não falar resolverá o problema. É claro, em determinadas situações isso realmente pode acontecer. Noutras, é quase como guardar madeira em bacias de água. A proporção aumenta e o problema incha a ponto de não caber.
Sabe aquela sensação de guardar, guardar até não aguentar mais e expressar o que sente de maneira explosiva, chorosa ou mesmo sem paciência? É disso que estamos falando!
Quero que você compreenda que o que pretendo citar aqui, não são simples técnicas, mas ferramentas para que você consiga estabelecer comunicações com os outros - mas também com você.
PASSO 1 - SUSPENSÃO DE JULGAMENTOS
É preciso compreender como vemos a outra pessoa e que tipo de avaliação fazemos a respeito dela.
Para que a comunicação possa funcionar, é preciso reconhecer o outro sem que ele seja taxado por nós, colocado em alguma caixinha ou classificado.
Se nas nossas conversamos apontamos a nossa avaliação sobre a outra pessoa (exemplo: "você é egoísta e só pensa em você"), mesmo que seja verdade e que este seja o ponto, é muito mais fácil que a pessoa se torne resistente e defensiva do que compreenda o que você quer dizer.
PASSO 2 - IDENTIFICAR SENTIMENTOS
Quando algo acontece e se refere a relação com outra pessoa, é comum que nós sintamos algo. Entender o que se passa em nós é importante não para responsabilizar outra pessoa por ter desencadeado isso, mas para compreendermos como o que aconteceu balança nossos afetos. O que isso me gera?
Exemplo passo 1 e 2: (1) Percebo que temos conversado pouco e (2) isso me deixa triste.
PASSO 3 - RECONHECER NECESSIDADES
Se pararmos apenas no "o que você fez me causa tristeza" deixamos a responsabilidade da comunicação na mão do outro. É preciso entender o que NÓS queremos. Ou seja, quando o outro faz determinada coisa qual necessidade MINHA não é atendida?
Exemplo 3: necessidade de ser amado, de segurança, confiança e outros.
PASSO 4 - FAZER PEDIDOS ESPECÍFICOS
É importante termos em mente o que pode ser feito para solucionar • problema que reconhecemos e saber o que queremos para que este possa ser resolvido. Se não souber, vocês podem achar juntos a solução, mas não deixe seus desejos em entrelinhas. Seja específico no que quer, só assim o outro poderá compreender sua real necessidade.
Exemplo 1, 2, 3 e 4: (1) percebo que temos conversado pouco e (2) isso me deixa triste. (3) sei que você me ama, mas isso faz com que eu pense que tenho sido menos amado. (4) Gostaria que você se aproximasse mais. Você acredita ser possível?
ESTE NÃO É UM MANUAL; RELAÇÕES SÃO COMPLEXAS.
É claro que nossas conversas não são robóticas. Há espaço pro outro discordar, não atender nossos pedidos e precisaremos lidar com isso também. Tendo em mente esses 4 pilares, mesmo que a conversa se desdobre, vocês poderão chegar noutras possibilidades que permitam uma conversa respeitosa e assertiva.
TENHA EM MENTE QUE MAIS DO QUE COMUNICAR, É PRECISO SABER OUVIR.
Agora me conta, qual desses "passos" você acredita ter mais dificuldade para colocar em prática?
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